13 de novembro de 2016

Tá Na Estante :: 'O Livro Delas' #602

POSTADO POR EM 13 de novembro de 2016

Heeey, gente. Tudo bem??

Hoje vou contar para vocês sobre um livro que eu estava bem ansiosa pela leitura desde que vi a capa ser anunciada. Uma antologia de contos com autoras que eu adoro e outras que quero muito conhecer... Vamos lá?

Livro: O Livro Delas
Organização: Renata Frade
Editora: Fabrica 231
Páginas: 336
Sinopse: Nove talentos da literatura nacional, que conquistaram os corações e mentes de leitores, em um livro de contos inesquecível. Organizado por Renata Frade, responsável pelo projeto LitGirlsBr, que visa a aproximar escritoras e leitoras e fomentar o debate sobre literatura nacional, O livro delas reúne histórias de Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Melo, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras e Tammy Luciano, e apresenta o que há de mais representativo no estilo de cada escritora. Do sobrenatural ao chick-lit, passando por romance, aventura, drama e denúncia social, a coletânea agrada desde os leitores jovens adultos aos mais velhos. Em comum, o talento das nove autoras para contar belas histórias. O texto de orelha é assinado pelo escritor Maurício Gomyde.


Em O Livro Delas temos contos escritos por nove autoras bastante conhecidas na literatura nacional. Bianca Carvalho, Carolina Estrella, Chris Mello, Fernanda Belém, Fernanda França, Graciela Mayrink, Leila Rego, Lu Piras e Tammy Luciano desenvolveram contos distintos, com início, meio e fim, trazendo aquela sensação de história completa, ao mesmo tempo em que nos deixava com vontade de ler mais. 

Por não ter uma temática a ser seguida, cada conto seguiu as características de escrita de suas autoras, deixando tudo ainda mais realista e interessante. Estava ansiosa para ler as histórias de autoras que amo, mas também curiosa para descobrir autoras que ainda não conhecia. Confesso que minhas expectativas foram superadas em alguns contos, mas outros deixaram a desejar no meu ponto de vista.

***

Em Ao Anoitecer, Bianca Carvalho trouxe um conto sobrenatural, como é do feitio da autora, com uma pegada Serial Killer e um romance bem sobreposto, Eu gostei muito, mas acho que faltou um pouco de desenvolvimento. Alguns acontecimentos foram muito rápidos e talvez, por se tratar de um conto, ela deveria ter tirado mais coisas para não precisar correr em alguns pontos. Carolina Estrella, com Os piores seis dias da minha vida, trouxe um romance engraçado, mesmo que tratando de um tema polêmico como a violência doméstica. Ainda não sei muito bem como me senti com esse conto, achei alguns pontos desnecessários, mas adorei a forma real e forte como ela tratou um tema tão difícil. 

Chris Mello chegou para me arrebatar, como sempre! Era Amor traz uma protagonista que acabou de colocar fim em um casamento repleto de traições. Agora ela precisa recomeçar, mas não sabe muito bem como fazer isso. Um drama que passamos ao menos uma vez na vida e que eu me senti completamente identificada. Obrigada por isto, Chris. Em Por Acaso, Fernanda Belém traz um casal mais velho e que já têm algumas certezas na vida, engatando uma namoro, que eles não sabem se dará certo, por meio de cartas e e-mails. Aquelas histórias bem fofas e inspiradoras. Quero mais deste!

Fernanda França trouxe uma história diferente. Eu vou te esperar, em alguns pontos me lembrou a distopia Delírio, mesmo que a história seja bem oposta. As pessoas sentem, mas não sabem denominar o quê. É um sentimento forte e único. Disposto a descobrir o que é isto, um homem parti em busca de uma parceria que possa ajudá-lo. Será isto o amor?  Já Graciela veio com uma história diferente, Baile de Formatura nos leva pela mente dos jovens que irão passar pelo momento mais importante de suas vidas até o momento. O rito de passagem, onde eles deixarão de ser jovens e passarão a vida adulta cheia de responsabilidades. Nem preciso dizer que amei, não é?

Leila Rego traz Dez Anos, um conto onde quatro amigas marcam de se encontrarem dez anos depois na cidade onde se formaram na faculdade. Nunca achei que fosse ficar tão ansiosa para descobrir como a vida delas mudou e essa ansiedade move o leitor. Foi o meu conto favorito. Lu Piras traz música em A Voz do Coração, um romance fantástico e movido a música. Tammy Luciano apresentou um mundo sobrenatural com Paraíso Morto, um conto que fala sobre o que vem depois. O casal protagonista quer testar a possibilidade de um final feliz depois deste mundo, mas o final só será entendido para quem acredita. 

***

Eu adorei O Livro Delas, curti como as autoras desenvolveram as suas histórias e fiquei ansiosa por mais a cada novo conto lido. Indico pra caramba e quero muito que vocês voltem para me dizer o que acharam ♥

Beijocas e até a próxima!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
CLIQUE AQUI e saiba como participar!

9 comentários:

  1. BARBARA!
    Que maravilha de livro reunindo 9 talentos femininos da nossa literatura nacional e com temas diversificados em seus contos, que delícia!
    Tenho visto muitos livros de contos ultimamente e acho ótimo, porque são mais rápidos para leitura e abre nossos horizontes em relação aos pensamentos dos autores.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara!
    Adorei o livro, e queria muito ler cada um doa contos. Me interessei bastante por Paraíso Morto, Era Amor e Baile de Formatura. Não tenho costume de ler contos, mas quero muito começar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de livros de contos, mas fiquei curiosa para ler esse.

    ResponderExcluir
  4. Os contos por serem curtos, não me agrada muito, pois quero saber mais sobre eles e eles acabam rs. Mas me interessei por alguns pois tem sobrenatural que adoro, fiquei curiosa com Os seis Piores Dias da Minha Vida e Era Amor.

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ler contos, e também nunca li nada sobre essas autoras. Acho que o único conto desse livro que eu talvez fosse gostar de ler é "Ao anoitecer", já que os outros não me chamaram muito a atenção. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Que lindo esse livro! Adoro contos e saber que é uma coletânea de autoras nacional, mais enriquecedor ficou a leitura. Vamos prestigiar, com certeza.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bárbara,
    Nunca li nenhum livro destas autoras, mas de algumas delas já ouvi falar.
    Não tenho costume de ler livros de contos, mas livros com esta proposta, um conto de cada autora, é ótimo para conhecer suas escritas e se tiver interesse dá para adquirir os livros individuais das autoras que mais se identifica!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Barbara,
    Ainda não li nenhum livro dessas autoras, mas pelo jeito essa coletânea é uma ótima oportunidade para conhecer a escrita dessas autoras nacionais. Apesar de que não curto muito contos, pois prefiro uma história mais envolvente e com uma trama mais detalhada, esse livro é uma dica para variar as minhas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Apesar de parecer ser muito booooom, o livro não conseguiu me conquistar por não ser do tipo de livros que costumo ler, mas é aquele ditado né? NUNCA DIGA NUNCA, quem sabe ainda não acabo o lento qualquer dia desses?

    ResponderExcluir