8 de fevereiro de 2017

Transformando o blog em empresa - Criando uma MEI

POSTADO POR EM 8 de fevereiro de 2017

Heeey, gente. Tudo bem??

Quando eu criei o SEA tinha o intuito de apenas compartilhar as minhas leituras e ideias com quem estivesse disposto a ouvi-las. Porém, o tempo foi passando e hoje, cinco anos depois, o blog tornou-se um trabalho e, acreditem, uma empresa.

Blogueiro-Micro-Empreendedor-Individual


Nunca pensei na possibilidade de transformar o Segredos Entre Amigas numa empresa, até porque as coisas aconteceram de forma gradual. De repente uma marca queria um post patrocinado, um autor queria a presença do seu livro em um vídeo... Quando percebi, o blog já havia atingido um patamar que até então eu desconhecia, junto com o famigerado pedido: 'Vocês emitem Nota Fiscal?'. Confesso que quando recebi essa pergunta pela primeira vez fiquei até confusa, para mim empresa geraria gastos imensos e a lucratividade nunca iria sequer cobri-los. No entanto, conversando com algumas amigas blogueiras, descobri uma forma fácil e simples de transformar o blog em empresa e é sobre isso que vou contar pra vocês hoje. 

MEI - Micro Empreendedor Individual é a forma mais prática para transformar seu blog em uma empresa, você pode clicar aqui para conhecer um pouco mais. O cadastro te dá direito a CNPJ e fazendo um cadastro na Secretaria da Fazenda da sua cidade (cada uma funciona de uma forma. Aqui, por exemplo, precisei abrir um processo que ainda está em trâmite #Caos) você recebe uma senha que te dará direito a emissão de Nota Fiscal. Na hora de criar a MEI ainda não existe a possibilidade de colocar a profissão de blogueiro, mas você pode escolher alguma que se encaixe no contexto (fotógrafo ou editor de vídeos, por exemplo). Ah, você não pode ter sócio!

A regra principal para ter uma MEI é não emitir Notas Fiscais que passem do valor de R$60.000,00 por ano, caso você já esteja poderosíssimo a este ponto, a ideia é criar uma ME - Micro Empresa. Além dessa restrição, você também precisará pagar uma mensalidade de pouco menos de R$50,00 para ter direito à empresa. Um investimento, querido!

Eu  adorei tornar o blog mais profissional, até porque tenho muitas novas ideias para ele. Quando fui apresentada a esta proposta me senti tirando um peso das costas e entendi que preciso valorizar sim o meu trabalho. Um passo para o novo ♥

***

E aí, já pensou na possibilidade de transformar seu blog em empresa? Você já vê seu cantinho na internet como um trabalho? Me conta aí! Lembrando que você não precisa ver o seu blog como um trabalho se você não quiser; fazer a coisa toda por hobby é tão divertido quanto.

Se você é uma empresa ou um autor e quer descobrir como anunciar com a gente, envie um e-mail para contato@segredosentreamigas.com.br e solicite o nosso Mídia Kit.


Beijocas e até mais!
***
Esta postagem esta concorrendo COMENTÁRIO PREMIADO!
CLIQUE AQUI e saiba como participar.

10 comentários:

  1. Bárbara!
    Que notícia maravilhosa!
    Agora será uma empreendedora, parabéns!
    Nunca tive o pensamento de tornar o blog em empresa, mas é um caso a se pensar, concorda? Só não sei se poderei, porque como aposentada por invalidez o INSS não permite renda extra e também porque gosto muito de ter o blog como um hobby, mas admiro que valorize seu trabalho.
    Sucesso!
    “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Guimarães Rosa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Amei a forma que tu me esclareceu umas coisas!! Muito obrigada pelo post!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbara, tudo bem?
    Que interessante este post, aposto que muitas pessoas tem essa dúvida e não tem onde procurar ajuda. Parabéns por este passo importante, seja por hobby ou com o intuito de ganhar uma graninha, vocês tem sim que valorizar o trabalho de vocês. Muito sucesso!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. E não é só isso. Já que você está trabalhando com o blog e não tem carteira assinada, fazendo o MEI você não está perdendo tempo para aposentar, porque na mensalidade você está pagando o INSS incluso. Além de ter direito a outros benefícios que teria se trabalhasse em uma empresa de verdade.

    Beijoca! 💋
    Desenrola, Gabriola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Ai que show, já vou editar o post ♥

      Excluir
  5. Quando comecei meu blog já andei pesquisando sobre isso pois sempre tive o intuito de profissionalizar. Obrigada pelo post direto e sucinto.
    beijus

    ResponderExcluir
  6. adorei o seu post bem explicativo em especial para quem é fora da area e vc foi muito corajosa!
    mas como eu convivo com contadores eu não sei se faria isso.
    comentando um pouco sobre um comentário de se aposentar, sim é verdade, mas para isso vc tem que pagar uma contribuição mensal (não sei qual o valor)

    ResponderExcluir
  7. Que interessante, não sabia dessa possibilidade de transformar o blog em empresa, parabéns por transformar o seu, é um trabalho bem gratificante e gostoso de falar sobre muitos assuntos que se gosta além de livros.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bárbara!!
    Que legal, Bárbara!! Adorei saber a novidade, não sabia dessa informação. Fiquei muito feliz por você!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bárbara!
    Em qual categoria do MEI você entrou? Tem alguma referente a blogs, sites, etc?
    Obrigado!

    ResponderExcluir