3 de agosto de 2017

Tá Na Estante :: 'Time Riders' #681

POSTADO POR EM 3 de agosto de 2017

OI, MATES!


Tudo bem com vocês? Prontos para viajar no tempo?
LIVRO: Time Riders
SÉRIE: Time Riders #1
AUTORA: Alex Scarrow
EDITORA: Fundamento
PÁGINAS: 408
SINOPSE: Liam O Connor, Maddy Carter e Sal Vikram são adolescentes de períodos diferentes da História, com muito pouco em comum. No entanto, existe um forte laço que os une: todos deveriam estar mortos. Os três estavam destinados a morrer em grandes catástrofes. Mas, nos últimos momentos de vida, foram abordados por um estranho que lhes ofereceu uma opção. Para escapar de um destino terrível, eles deveriam juntar-se à misteriosa Agência e se tornar Time Riders viajantes no tempo. No futuro, as viagens no tempo serão uma realidade. De governos a grupos criminosos, todos querem mudar algo no passado, mesmo sabendo das trágicas consequências que isso pode trazer. É por isso que a Agência existe: para nos proteger, para evitar qualquer tentativa de alteração da linha do tempo. Em sua primeira missão, os Time Riders precisam deter os planos de um maligno cientista que viajou no tempo para levar os nazistas à vitória na 2ª Guerra Mundial, criando um futuro apocalíptico. Liam, Maddy e Sal nem bem terminaram o treinamento e já têm o destino do mundo em suas mãos. Será que eles estão prontos? E será que aceitarão esse desafio? Quando se mexe com o passado que se conhece, cria-se um futuro desconhecido.

Liam O Connor, Maddy Carter e Sal Vikram são adolescentes de períodos e culturas distintas da História, com pouco em comum, a não ser a visita inesperada de um homem que diz que pode salvar a vida deles de uma iminente e terrível morte em catástrofes. Para terem suas vidas poupadas, eles precisam aceitar a condição do homem, juntar-se à misteriosa Agência e se tornar Time Riders.

No futuro, as viagens no tempo serão uma realidade. De governos a grupos criminosos, todos querem mudar algo no passado, mesmo sabendo das trágicas consequências que isso pode trazer para a linha temporal. E a Agência existe por isso, para proteger a história e os seus eventos para não causar um estrago em nosso tempo. 

Foster, o Time Rider por trás do recrutamento do trio, os ensina as suas tarefas e busca uni-los como um grupo, mas antes de completar tal tarefa, os jovens tem em mãos o destino de toda a história. Eles precisam deter os planos de um cientista maligno que viajou no tempo para levar os nazistas à vitória na 2ª Guerra Mundial, criando um futuro apocalíptico. Será que eles estão prontos? E será que aceitarão esse desafio e os riscos em suas vidas? 

***

A história começa com os três jovens sendo salvos um a um em seu tempo, por essa figura misteriosa, Foster. Ele é um viajante do tempo, ou como ele chama, policial do tempo. Ele guarda a nossa história e assiste cada mudança, para então, com a sua equipe, consertá-las. 

Liam nasceu no século XX, então sua ingenuidade e pureza é um ótimo equilíbrio entre os outros personagens que tiveram um toque da modernidade e até mesmo, da crueldade do mundo. Liam vê o mundo com um olhar assustado e fascinado. E como líder do grupo, o que poderia ser visto como fraqueza, torna-se um elemento para alimentar a sua curiosidade e adornar a sua integridade. 

Maddy e Sal vieram de um futuro próximo ao narrado da história e elas tem qualidades excepcionais para o constituição do grupo. Se Liam é o líder, a esperteza de Maddy e a atenção de Sal são elementos essenciais para descobrir falhas temporais e impedi-las. Enquanto Liam viaja através do tempo para aprender a consertar essas falhas, sem cometer mais erros, as meninas ficam na base secreta, em Nova York, monitorando tudo. 

Foster buscou por esses três jovens, por conta da perda da sua antiga equipe, por um dano colateral causado em uma viagem. Enquanto ele treina a nova equipe para as suas missões, pouco a pouco, o narrador nos mostra que ele tem alguns segredos escondidos em sua manga e um deles definirá o futuro de um dos integrantes desse trio. 

Além disso, o arco central do primeiro volume da série é centrado em um nazista fanático que em um futuro distante, coloca a mão em uma maquina do tempo enterrada em um museu para ficar longe do controle desenfreado do povo. Ele retorna a Segunda Guerra Mundial e se alia a Hitler, ajudando-o a ganhar a guerra e dominar todo o mundo. Só que, o vilão também tem os seus próprios planos e um deles é mudar todo o mundo como ele é hoje. 

Os Time Riders ficam encarregados de consertar a linha temporal com os seus poucos ensinamentos para salvar o mundo que eles conhecem da desgraça. E é impossível não torcer por eles...

Confesso que sou uma entusiasta desse tema e quando a editora liberou o livro para cortesia, fiquei muito empolgada para devorar esse livro. Então, imagine como fiquei um pouco desgostosa por o livro não ser tão bom quanto eu esperava. Longe de mim dizer que a escrita de Alex é ruim ou a sua história não é cativante. Muito pelo contrário. A escrita dele é excelente e combina magicamente com a narrativa, a leitura flui rápido por conta dos capítulos pequenos e pela mudança de ponto de vista, nos dando uma ambientação mais ampla. 

No entanto, em alguns momentos, eu senti que ele ia jogando as informações na cara do leitor, sem se preocupar em explicar muito como chegamos ali, o porquê de ser assim e o que aquilo pode dizer para a história, e como estamos falando de uma introdução a um universo, me senti hora e outra muito perdida. Eu também senti falta de um pouco de descrição nas reações dos personagens e até mesmo de ambientação, achei um pouco cru e não sei dizer se é da escrita do autor ou dessa série. Novamente: isso não estragou a história. 

Eu só não a li no momento certo e eu pretendo relê-lo, quando eu sentir o momento chegar. De qualquer modo, os personagens são cativantes e quero destacar a Sal. A sensibilidade e a história dela, para mim, foi a mais interessante e comovente. E o enredo não decepciona, sua conclusão também foi no ponto e conseguiu me deixar interessada na continuação.

Recomendo esse livro a todos os amantes de uma boa viagem no tempo ♥

See you soon!

2 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, e o livro é de um dos meus gêneros preferidos. Já vai pra minha lista de desejos.

    booksdanay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bárbara!
    Que bom ver um livro que tem um líder viajante do tempo e que passa por várias épocas da história mundial, nos ensinando um pouco mais sobre os acontecimento passados e juntos com seus protegidos irão tentar mudar a história do futuro.
    Uma pena que não tenha lido no momento certo e achou que as informações foram jogadas.
    Desejo um mês repleto de realizações e um ótimo final de semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir