23 de dezembro de 2017

Tá Na Estante :: 'Só os Animais Salvam' #728

POSTADO POR EM 23 de dezembro de 2017

Olá, pessoinhas!


Aqui é a Denise do Blog Sacudindo as Palavras e hoje estou aqui a convite do Leo para falar sobre um lançamento deste ano do selo Dark Love, da Darkside Books. Vamos conferir?!

Livro: Só os Animais Salvam
Autora: Ceridwen Dovey
Editora: Darkside Books
Páginas: 240
Sinopse: Nós, humanos, achamos que somos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? Só os Animais Salvam é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada pela alma de um animal envolvido em mais um de nossos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os Animais Salvam.
Só os Animais Salvam é um livro de contos, que traz 10 histórias narradas por almas de animais, como camelo, gato, urso, entre outros, que morreram durantes episódios de guerra. A autora mostra como é o impacto desses conflitos históricos, como a Primeira Guerra mundial, Guerra Fria, Guerra do Iraque tem na vida de diferentes animais, mesmo que eles não estejam diretamente “dentro” da guerra.

Foto por Resenhando Sonhos


A maneira como a autora constrói as tramas, fez eu me apegar pelos animais e sentir um aperto no coração com todos os acontecimentos. O livro é narrado pelo ponto de vista dos animais e a escrita leve e sensível consegue passar o medo, o amor e o sofrimento desses animais nas diversas situações vividas por eles. 

Dentre os contos, eu gostei muito de três: Alma de gata, no qual uma gata vai parar em uma trincheira, durante a Primeira Guerra Mundial e, na esperança de voltar a sua casa, relembra a vida que tinha com sua dona antes de chegar ali. Alma de cachorro, que vai mostrar o sofrimento de um cachorro durante a Segunda Guerra Mundial, que sem ter o que comer quebra seus próprios “princípios”. Alma de mexilhão, que mostra a saga de um mexilhão por uma nova vida, mas que acaba em Pearl Harbor no exato momento em que acontece um dos bombardeios mais famoso e mortal da Segunda Guerra. 

"Aqueles que agem humanamente com animais não são necessariamente gentis com seres humanos." 

Uma coisa muito legal é que a todo momento encontramos menção a outros autores, como Tolstói e Virginia Woolf, citando suas obras ou trechos de seus livros. No final da obra há uma lista completa de tudo que a autora usou como referência nos contos.

Foto por Resenhando Sonhos


A Darkside como sempre caprichou na edição. Durante toda a leitura encontramos ilustrações dos animais correspondentes a cada conto. Além disso, antes deles, acompanhando o título, há título a data e o local de morte do animal. Sendo assim, com essas informações entendemos o contexto histórico em que se passa a história.

Concluindo, Só os Animais Salvam é uma leitura reflexiva e, por vezes, triste, que mostra um o quão prejudicial são os conflitos de guerra, não só para nós, humanos, mas para os animais também. Leitura recomendada!

Beijos e até qualquer hora!

1 comentários:

  1. Oi Denise!
    Achei o plot do livro muito interessante, tanto pelo lado histórico, bem como por trazer a história dos animais que as protagonizam, cada um com sua fábula, consequências e ensinamentos.
    Um domingo abençoado na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir