16 de abril de 2018

Estar sozinho não significa ser sozinho

POSTADO POR EM 16 de abril de 2018

Heeey, gente. Tudo bem??

Eu super compreendo o fato de que a vida é mais divertida quando estamos com amigos, mas desde criança sempre gostei de estar comigo mesma e fazer as coisas sozinha. Desde ir ao shopping, até passar o dia em casa, tenho um verdadeiro apreço pela minha própria companhia e isso nunca foi problema pra mim. Pra falar a verdade, normalmente eu não sinto a mínima vontade de conversar com outras pessoas.



Ser filha única pode ter sido o primeiro passo para esse costume, mesmo eu tenha sido rodeada de primos durante a infância, mas me recordo que os meus momentos de solidão e as minhas brincadeiras sozinhas nunca foram uma coisa chata pra mim, muito pelo contrário.

Minha mãe, por outro lado, acha a ideia de fazer coisas sozinhas um pouco solitária, e veja bem, estar sozinho e/ou fazer coisas sozinho de forma nenhuma te caracteriza como solitário. Então, quando avisei que ia ao cinema sozinha, ela ficou meio chocada e até pediu para que eu não fosse. Esse choque se perpetuou, inclusive, por algumas pessoas que me seguem no instagram, local onde compartilhei o feito. Parei para me perguntar sobre o quanto a gente precisa das pessoas para fazer coisas por nós mesmos.


A ideia de fazer algo por mim e sozinha é muito libertadora. Saber que eu não preciso de alguém para ir comigo ao cinema ver um filme que eu tanto quero, ou para dar uma volta no shopping, para fazer uma viagem de fim de semana, esse tipo de coisa… Se bastar e ser feliz com a sua própria companhia é um passo importante para todo ser humano, a gente precisa entender que as pessoas não vão estar a nossa disposição a todo momento.

Além disso, entender que você se basta é o ponto de partida para criar relacionamentos saudáveis com outras pessoas, desde amizade até namoros e casamentos. A individualidade faz parte de cada um e quando se está sozinha ela é praticada na maneira mais ferrenha.

Estar sozinho não é triste. Às vezes, depois de uma semana tumultuada, tudo o que queremos é um tempo com nós mesmos. Isso não quer dizer que não gostamos de socializar com outras pessoas, estar em conjunto é do ser humano, mas estar um pouco consigo mesmo é feliz e dar uma estabilidade emocional que outras situações não dariam.

❤️❤️❤️

Agora eu vou indicar seis coisas para se fazer sozinho e que valem super à pena:

01 - Ver um filme
Ir ao cinema sozinho é um dos maiores estigmas da sociedade, só perde para sair pra comer, haha. As pessoas acham solitários estar em um ambiente rodeado de pessoas acompanhadas, mas na verdade é libertador. Focar naquilo que é importante e viver um momento só seu, acompanhado de algo que você quer muito conhecer, é uma experiência muito gostosa e que modifica a gente como pessoa.

02 - Sair para comer
Aqui está um estigma. Aposto que todas as pessoas que veem uma outra pessoa sozinha em um restaurante pensa no qual triste isso é. Bom, lá vem uma verdade: não é triste não. Na verdade é muito aconchegante, escolher sozinho o que comer, aproveitar toda a refeição como um momento só seu. Pode parecer estranho no início, mas logo tu percebe que não precisa de mais nada naquele momento.

03 - Viajar
Nem que seja por um fim de semana. Sair de casa para se curtir em um lugar diferente é uma experiência que te amadurece como pessoa. Além disso, sem ter um conhecido por perto você se abre para conhecer novas pessoas e faz dessa experiência algo ainda mais enriquecedor, conhecendo novas culturas e personalidades.

04 - Fazer compras
Sempre que vamos curtir um shopping temos a tendência de querer arrastar um amigo para dar aquele pitaco nos looks ou objetos que vamos comprar. Mas tente fazer isso por você mesmo: escolher, experimentar, comprar. Passear pelo shopping olhando todas as vitrines que quiser sem qualquer compromisso ou pronto pra levar tudo. Ai que magnífico.

05 - Ir à um show
Aquela banda que você adora está vindo para a sua cidade e nenhum dos seus amigos tem disponibilidade para ir? Desanima não, vai sozinho que é da hora. Imagina a quantidade de gente que você vai conhecer por lá e que, pasme, deve ter um gosto musical muito parecido com o seu. Esses momentos são épicos e valem muito à pena.

06 - Cozinhe pra você
Noite de sábado e tu não tem nada pra fazer. Sabe aquela comida que você sempre faz quando vai uma visita em casa? Seu cargo chefe na cozinha! Faça pra você mesmo. Se dê esse mimo por uma noite e fique felizinho revendo episódios da sua série favorita na Netflix. Quer coisa melhor que essa?

❤️❤️❤️

É isso! Eu espero que vocês tenham curtido o post e não esqueçam de me contar algo legal que já fizeram sozinhos ou que estejam planejando, vou adorar saber.

Beijocas e até a próxima!!!

5 comentários:

  1. Estar sozinha é libertador eu adoro,apesar de ter uma Irmã gêmea quando estou na minha me curtindo efazendo as coisas ao meu jeito acho muito melhor, amo estar sozinha e isso é só para corajosos e quem não tem vergonha de si próprio eu prefiro fazer as coisas só do que estar com gente chata,mil vezes minha própria companhia estar sozinho é para poucos pq hoje em dia preferem rir na mentira do que ser feliz na verdade,resumindo eu me amo e não tem encontro melhor para os programas do dia a dia rs,amei deu texto arrasou.

    ResponderExcluir
  2. Também sou filha única, então tive que aprender a fazer quase tudo sozinha, desde trabalhos na escola até ir no centro da cidade sozinha.
    Ainda não tive a oportunidade de ir no cinema sozinha, mas só estou esperando lançarem algum filme que eu quero e em um horário que eu posso, para poder ir.

    Me identifiquei com o seu texto, pois as pessoas realmente confundem isso tudo com solidão, às vezes é isso mesmo, mas na maioria das vezes não.
    Por exemplo, eu prefiro mil vezes assistir à uma série ou filme sozinha do que acompanhada, pois consigo prestar mais atenção HUSAHUSAH

    Amei seu texto <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro assistir coisas sozinha, haha. Acho que junto com alguém eu meio que divido a atenção. Adorei que você passou por aqui para comentar. Obrigada :)

      Excluir
  3. Oi Bárbara
    Eu sempre fui como você, sempre curti muito a minha companhia (sou uma pessoa incrível kkkk). Eu cresci com uma irmã mais nova e sempre fazíamos coisas juntas, mas eu sempre tirava um tempo pra fazer as coisas sozinha também. Lembro que quando eu comecei a trabalhar fora, eu ia todo dia no mesmo café a caminho da trabalho pra tomar um frappuccino, geralmente sozinha, e todo mundo no café ficava me olhando como se eu fosse louca. Faz tempo que não faço nada sozinha, porque tenho um filho de três anos, então nunca estou sozinha kkkk.
    Um beijo e um viva a gente se curtir.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando saio pra comer sozinha a galera me olha com uma cara estranha, haha. Mas eu adoro a minha própria companhia, sou tão modesta quanto você e me acho incrível!
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir