30 de abril de 2018

Tá Na Estante :: 'O Clube de Escrita de Jane Austen' #780

POSTADO POR EM 30 de abril de 2018

Olá, pessoal!


A dica de hoje é para os leitores que também são escritores (ou aqueles que pretendem ter seus livros publicados algum dia).
Livro: O Clube de Escrita de Jane Austen
Autora: Rebecca Smith
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 294
Sinopse: Um guia charmoso e informativo sobre como escrever como Jane Austen, escrito pela sobrinha-neta de quinto grau da famosa escritora. Neste maravilhoso livro, Rebecca Smith analisa vários aspectos da escrita de ficção como enredo, caracterização de personagens, diálogos, cenários e técnicas de escrita, dividindo também com os leitores os conselhos que Jane Austen escreveu em cartas a seu sobrinho e sobrinhas aspirantes a romancistas. Repleto de exercícios úteis e citações esclarecedoras, este livro ensinará métodos, dicas e truques, usando como exemplos a obra de Austen. Seja você um entusiasta da escrita criativa às vésperas de publicar seu primeiro romance, um professor em busca de mais inspiração para suas aulas, ou um curioso à procura de informações sobre os rituais diários de Austen, este é um companheiro essencial, garantido para satisfazer, informar e deliciar.
Sempre estou a procura de livros que auxiliem com a escrita criativa ou com dicas de planejamento de roteiro e produção. As opções são inúmeras, mas nas últimas semanas dediquei parte do meu tempo de leitura para este livro que, com toda a certeza, se tornou fundamental para mim e acredito que também poderá auxiliá-lo (a) no processo de escrita.

A primeira coisa que tenho a dizer sobre O Clube de Escrita de Jane Austen é que ele deve ser lido sem pressa, para que seja possível refletir sobre os pontos apresentados pela autora e fazer os exercícios propostos. Além disso, é importante aproveitar para pensar nos livros que você já leu, pois verá que muitas das coisas que Rebecca Smith argumenta é recorrente em outras obras, mas dificilmente percebemos isto durante a leitura.

A linguagem do livro é leve e descontraída, com capítulos sempre explorados de maneira lúdica e didática, mesclando as dicas da autora, que estudou escrita criativa e trabalhou na Casa-Museu Jane Austen, com trechos das obras desta aclamada escritora que conquistou - e conquista - milhares de leitores em todo o mundo. Esta estratégia torna a leitura ainda melhor. Para quem conhece os livros da Jane, é a oportunidade de rever alguns pontos que possam ter passado despercebidos e, para quem não conhece, é a chance de ficar curioso o suficiente para ler todas as obras da autora.

As dicas propostas por Rebecca vão desde o planejamento, a criação do enredo e dos personagens, até a automotivação enquanto escritor em meio a todas as dificuldades que possam surgir no caminho. Para isso, a autora cita muitos fatos da vida da Jane, como ela superou os problemas enfrentados sem deixar de escrever ou se entristecer com as recusas dos editores.

No livro há muitas dicas, mas fiz uma síntese que com certeza te deixará curioso e mais do que entusiasmado para saber cada detalhe dos pontos destacados por Rebecca Smith:

1. Como não escrever um romance?
Parece louco imaginar que esta pergunta pode direcionar a escrita de um livro, mas ela é fundamental. Muito mais do que pensar sobre o que e como escrever, deve-se refletir sobre quais equívocos evitar ao longo do processo criativo. O livro traz alguns destes pontos, mas uma dica inicial é deduzir algumas situações que, em uma narrativa, poderiam ser incoerentes.

2. O que um escritor deve fazer?
Este questionamento está presente em todos os livros de dicas para escritores. Sério! Entre eles não há nenhuma dica de outro mundo, mas coisas que podem ajudar a amadurecer a escrita em todos os aspectos. É necessário ter um olhar de crítica (construtiva) não apenas para o trabalho de outros autores, mas para o SEU também.

3. Que tal planejar?
Não pense que para escrever um livro basta utilizar a imaginação extremamente fértil. Talvez isso funcione com algum autor, afinal, generalizar é um problema. Contudo, muitos escritores, ao falarem sobre seus livros ou rotina de escrita, argumentam que o planejamento é fundamental para a construção e o andamento da história.

4. Qual importância devo dar aos meus personagens?
TODA! Eles são elementos fundamentais na sua narrativa e você precisa se concentrar muito neles. Para isso, é necessário conhecê-los totalmente, o que é uma missão fácil: você os construiu.

5. Como pensar no meu enredo e de que maneira posso ter motivação para escrever?
A dica do planejamento vai te ajudar muito a pensar, com coerência, no seu enredo. Além disso, dedique parte do seu tempo de escrita para idealizar a sua narrativa, as tramas e subtramas, qual o ápice delas, os desdobramentos e as soluções. Isso te ajudará muito. Por fim, a motivação é óbvia e bem clichê: não desista e aprenda com seus erros e acertos. Escreva sobre aquilo que você acredita e busque auxílio sempre. Leia livros com dicas de planejamento e escrita e conheça o percurso de outros autores.

Que tal pensar que o próximo livro a ser resenhado por aqui pode ser o seu?

Um grande beijo e até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá
    Eu quero muito esse livro. Nunca li nenhum livro com dicas para outros autores. Deve ser bem legal ter essa experiência. Quero ler meu primeiro livro de Jane Austen esse ano. Sim, ainda não li nada dela. Se esse clube de escrita entrar em promoção, vou comprar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena, Lary. Amei a leitura e as dicas do livro. Além disso, com ele podemos perceber coisas recorrentes na escrita da Jane. Espero que você goste das leituras!!

      Excluir