16 de julho de 2018

Projetos de leitura: ideias para a vida

POSTADO POR EM 16 de julho de 2018

Oi gente!




Muitas vezes precisamos de uma meta para conseguir ler alguns livros ou até mesmo para guiar nossas leituras. Para isso, é muito interessante seguir algum projeto de leitura. E não precisa ser algo mirabolante como um prazo curto ou um prazo pré-determinado para que tenha efeito.

Hoje vim apresentar alguns projetos de leitura sem prazo, ou seja, para serem realizados ao longo da vida. Eles podem ser adaptados para a maneira como você se sentir mais confortável.

Sugestão 1: Projeto "198 Livros"
Esse projeto foi criado pela Camila do blog Viaggiando, e consiste em ler 1 livro de um autor de cada país do mundo. Para o projeto foram contabilizados os 193 países membros da ONU e seus dois Estados observadores (Palestina e Vaticando), além de Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental.
eu adorei a ideia do projeto e já comecei a fazê-lo (mas diferente da Camila, só cumpri 9 países até agora hehe). Essa é uma ótima iniciativa para conhecer novos autores, novas culturas, e sair um pouco do eixo EUA-Inglaterra de autores.

Sugestão 2: Projeto "Lendo o Brasil"
Também criado pela Camila, esse projeto consiste em ler 1 livro de um autor de cada um das 27 unidades federativas (26 Estados + Distrito Federal) do Brasil. É um projeto para conhecer a diversidade cultural de nossa nação, conhecer os diversos Brasis existentes nessa nossa terra-amada.

Sugestão 3: Projeto "1001 livros para ler antes de morrer"
Este é um projeto baseado no livro organizado pelo Peter Boxal denominado "1001 Livros para ler antes de morrer". Com a ajuda de vários escritores, críticos literários e jornalistas de todo o mundo, esta é uma coletânea de resenhas sobre livros considerados importantes e que todos deveriam ler. Esta é outra forma de conhecer diversos autores e culturas com as quais não temos muito contato.

Sugestão 4: Projeto "Lendo o Nobel"
Não vi nenhum crédito dado a esse projeto (na verdade, em minha busca pela internet não achei algo muito pontual sobre), então deixo aqui um aviso prévio que não coloquei autoria do projeto por realmente não saber. Este projeto consiste em ler 1 livro de cada um dos autores que foram laureados com o Prêmio Nobel de Literatura. Tem bastante gente nessa lista que eu nunca tinha ouvido falar e outros que eu conhecia mas não sabia que haviam ganhado o Prêmio.

Sugestão 5: Projeto "Lendo a Língua Portuguesa"
Esse é um projeto que eu mesma criei (bom, não achei nada pela internet com a mesma ideia). Consiste em ler 1 livro de um autor de cada um dos países nos quais a língua portuguesa é o idioma oficial. Não contabilizei, neste caso, as regiões da Índia e da China que falam o idioma, apenas Estados independentes. Acredito que esta seja uma forma de conhecermos mais dos países com os quais temos o idioma em comum.

Para facilitar a vida de quem gostaria de seguir um dos projetos sugeridos, eu fiz planilha no Microsoft Excel para cada um dos projetos. Lembrando que vocês podem seguir a forma "tradicional" deles ou adaptá-los para um formato que melhor se adeque ao seu estilo de leitura. As planilhas também podem ser alterada para o modo que você gostar, incluindo ou excluindo dados da mesma.

Deixo aqui algumas observações sobre elas:
1 - A lista dos "1001 livros" segue a ordem apresentada no livro de edição brasileira lançado em 2010.
2 - Os nomes dos livros da lista "1001 livros" estão escritos de acordo com a forma apresentada no livro.
3 - A coluna "Status" das planilhas refere-se ao andamento do livro (lido, lendo, não lido).
4 - Para a coluna "Tenho?" das planilhas pensei no controle pessoal sobre a pessoa ter o livro ou estar lendo emprestado ou ainda não tê-lo adquirido. Sugiro completar com "Sim" ou "Não".
5 - A coluna "Versão" refere-se ao modo de apresentação do livro (físico ou e-book).
6 - As planilhas encontram-se em um único documento, sendo possível o desmembramento das mesmas.

Para acessar o documento com as planilhas, clique AQUI.

Espero que tenham gostado da ideia. Caso façam alguma adaptação, comentem aqui, vou gostar de saber das melhorias =D. Se tiverem/conhecerem algum projeto de leitura diferente desses, fala aqui nos comentários, adoro conhecer projetos novos.

BEIJÃO E ATÉ MAIS!

4 comentários:

  1. Nossa quantos projetos, para ser sincera dificilmente consigo seguir a TBR do mês, mas adoro saber desses projetos kk me motivam muito! Considero esses a longo prazo, até porque dei uma olhada em todos e há uma diversidade enorme. Desses eu só sabia do "1001 livros para ler antes de morrer", amei conhecer esses outros. Bem tenho vontade de ler mais clássicos brasileiros, acho legal um assim, talvez separando pela época que foi escrito...gostei muitoo desse post, e já baixei a planilha. Beijoooo !

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina, achei muito bacana o seu post, estava mesmo procurando por algumas coisas assim, que me desafiassem a ler mais e também ler coisas diferentes da minha zona de conforto, vou tentar participar dos dois primeiros que você citou, achei eles bem bacanas! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina
    Eu amo os projetos de leitura e tento participar de vários, mesmo que eu fique, muitas vezes, perdida e nem tente ler os livros, acabo lendo por acidente kkkk. Eu participo do projeto pra ler livros que a Rory lê em Gilmore Girls. Eu não peguei todos os livros que ela lê. Peguei só os que me interessavam. Na verdade, eu faço muito isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Acho muito interessante esses projetos. Um dia quero realmente participar de um.

    ResponderExcluir