• Filme: Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
  • Título original: Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald
  • Diretor: David Yates
  • Distribuidora: Warner Bros. Pictures,
  • Duração: 2h14
  • Lançamento: 15/11/18
  • Classificação: 12 Anos
  • Gênero: Warner Bros. Pictures,
  • Distribuidora: Warner Bros. Pictures,
Sinopse: Newt Scamander (Eddie Redmayne) reencontra os queridos amigos Tina Goldstein (Katherine Waterston), Queenie Goldstein (Alison Sudol) e Jacob Kowalski (Dan Fogler). Ele é recrutado pelo seu antigo professor em Hogwarts, Alvo Dumbledore (Jude Law), para enfrentar o terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald (Johnny Depp), que escapou da custódia da MACUSA (Congresso Mágico dos EUA) e reúne seguidores, dividindo o mundo entre seres de magos sangue puro e seres não-mágicos.

E aí, pessoal! Tudo bem?

Na semana passada eu fui convidado pela Espaço/Z a participar de mais uma cabine de imprensa aqui em Brasília e hoje eu vim contar para vocês o que achei do segundo volume de Animais Fantásticos.

Com menos animais fantásticos e mais crimes, a segunda das cinco aventuras do famoso magizoologista Newt Scamander finalmente chega aos cinemas do mundo todo trazendo uma história muito mais sombria e fadada a dividir as opiniões dos fãs.

EDDIE REDMAYNE como Newt Scamander. Foto por Jaap Buitendijk. © 2018 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald inicia no fim dos anos 20 logo após os acontecimentos de seu predecessor, quando o o poderoso bruxo das trevas Gellert Grindelwald havia sido capturado pela MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos da América) com a ajuda de Newt Scamander. Contudo, Grindelwald consegue escapar de seu cárcere para pra reunir seguidores que, na maioria dos casos, desconheciam suas verdadeiras intenções e dar seguimento aos seus planos de criar magos de sangue puro para dominar todos os seres não mágicos.

Determinado a acabar com os planos de Grindelwald mas impossibilitado por um motivo desconhecido, Albus Dumbledore decide então enviar seu ex-aluno Newt Scamander para tentar impedir que os planos do bruxo das trevas se concretizem.

JUDE LAW como Albus Dumbledore e JOSHUA SHEA como jovem Newt Scamander. Foto por Jaap Buitendijk. © 2018 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald tem sido por dois anos um dos filmes mais aguardados por mim mas ao mesmo tempo era o filme que mais me causava receio por dois motivos, o primeiro deles sendo o fato de já haverem 5 filmes confirmados mas sem roteiros prontos, o que pode acarretar em filmes que só existem com o simples propósito de arrecadar dinheiro e o segundo sendo o grande elefante na sala que é a presença no elenco do ator de apenas um personagem, Johnny Depp.

Ao entrar na sala de cinema e sentar na minha poltrona eu já havia concordado comigo mesmo que a presença do ator no filme não iria atrapalhar de forma alguma a minha experiência, e eu posso garantir que quase funcionou totalmente. A presença do ator teria passado quase que despercebida se o personagem não tivesse uma construção tão ruim e imemorável volta Ralph Fiennes.

O personagem não possui muita, se possui alguma, profundidade ou motivações relevantes o suficiente que façam você pelo menos tentar entender o seu ponto de vista. Para agravar ainda mais a situação, a caracterização do personagem não consegue te ajudar a levar o personagem a sério serio mesmo, volta Ralph Fiennes.

JOHNNY DEPP como Grindelwald. Cortesia da Warner Bros. Pictures. © 2018 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC.

A direção do filme continua sob a responsabilidade de David Yates, que não só dirigiu o filme anterior como também dirigiu os 4 últimos filmes de Harry Potter, já está bem familiarizado com o universo bruxo e soube exatamente o que fazer com cada elemento mágico apresentado em tela seja durante a sequencia inicial com perseguições, testrálios e vassouras, na forma como eles nos faz aparatar junto com os personagens ou no nosso tão esperado retorno a Hogwarts.

O filme também segue o padrão proposto lá em 2005 com Harry Potter o o Cálice de Fogo que é deixar o tom dos filmes cada vez mais sombrio, tanto na história como visualmente, mostrando que assim como os fãs que acompanham desde o início, a saga também está passando por um amadurecimento mais que necessário.

O filme, assim como seu antecessor, possui uma ambientação muito mais complexa do que as dos filmes de Harry Potter pois não se passa apenas no castelo como também em Nova York e França, o que exige um trabalho muito mais complexo da equipe de CGI. Mas diferentemente do longa de 2016, o CGI de Os Crime s de Grindewald finalmente faz jus ao robusto orçamento disponibilizado pela Warner. A construção das criaturas mágicas e a interação delas com os atores ficaram infinitamente superiores e é realmente algo de encher os olhos.

CALLUM TURNER como Theseus Scamander, ZOË KRAVITZ como Leta Lestrange e EDDIE REDMAYNE como Newt Scamander. Foto por Jaap Buitendijk. © 2018 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC.

O roteiro do longa é assinado novamente por J. K. Rowling e embora tenha me agradado muito no momento em que estava a assistir o filme, eu preciso concordar com aqueles que dizem que esse não é nem de longe um dos melhores trabalhos da autora. O roteiro de Rowling consegue nos transportar para o ambiante de Harry Potter de uma forma surreal e isso eu não posso negar, mas a necessidade de agradar os fãs a todo momento inserindo diversas referências a série original (há pelo menos uma referência a cada filme, pode procurar) e a tentativa de causar choque no terceiro ato com um revelação um tanto preguiçosa fez com que muitos fãs saíssem das sessões extremamente decepcionados.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald chega oficialmente nos cinemas nacionais no dia 15 de Novembro e é no geral um filme que mesmo com algumas ressalvas vai agradas os fãs da série mas que nos deixa preocupados com o rumo que a saga pode levar.

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Joyce
    13 novembro, 2018

    Assisti ao trailer e gostei bastante! Embora não tenha lido o livro, quero muito assistir ao filme 😉