• Livro: A Assombração da Casa da Colina
  • Autor: Shirley Jackson
  • Editora: Suma
  • Páginas: 240
Sinopse: A melhor história de casa assombrada de todos os tempos é agora a inspiração de uma série original Netflix. Considerada a rainha do terror por mestres como Stephen King e Neil Gaiman, Shirley Jackson cria uma obra perturbadora sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural. Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade ― e a vida ― de todos está em risco.
“Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham. A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho.”

O dr. Montague é um cético cientista que quer comprovar, cientificamente falando, o que muitos consideram como paranormalidade ou sobrenatural. Para isso, ele aluga a tão falada Casa da Colina, um lugar inóspito conhecido pelas tragédias que ali aconteceram e que podem causar as experiências que o estudioso tanto quer documentar.

Para ajudá-lo nessa empreitada, o dr. Montague envia telegramas para inúmeras pessoas que, de alguma forma, já tiveram experiências sobre-humanas, convidando-as a passar um tempo com ele na Casa da Colina. Theodora e Eleanor são as únicas a responder o chamado e partem rumo a mansão, assim como Luke, herdeiro da propriedade.

Os quatro, aparentemente, não tem nada em comum, mas passarem esse tempo juntos os aproximará muito e uma troca de experiências será feita. Eleanor é a mais sensível e já nos primeiros dias começa a sentir os efeitos que a propriedade provoca. Depois de tudo que passou em sua vida, será que ela está preparada para enfrentar os mistérios da Casa da Colina?

***

A Assombração da Casa da Colina chegou de surpresa aqui em casa. Leo solicitou pra mim, dizendo que eu deveria lê-lo, mas confesso que a história não me chamou atenção. Porém, quando a Netflix anunciou o lançamento da série A Maldição da Residência Hill, baseada nessa obra, fiquei empolgado para fazer a leitura. Uma pena que o livro não era o que eu esperava.

Shirley Jackson escreve muito bem, isso ninguém pode contestar. Não é à toa que o primeiro parágrafo desse livro foi eleito um dos melhores do mundo. Me vi preso na narrativa assim que comecei e conforme fui avançando na leitura, a expectativa foi aumentando. E aí está meu erro, porque o livro se baseia todo nisso: expectativa.

Desde o primeiro contato dos personagens uns com os outros dentro da Casa da Colina, seus diálogos e interações sugerem alguns horrores que a mansão pode vir a oferecer. Só que depois de uma primeira aparição – muito bem desenvolvida por sinal – a história cai num marasmo. Ficamos todos apreensivos esperando algo acontecer e nada acontece.

O final foi o mais decepcionante para mim. Adoro finais abertos e com esse não foi diferente. Só que os acontecimentos que rumaram para esse desfecho não me agradaram. Parece que tudo que os personagens enfrentaram foi em vão e o livro perdeu seu propósito. O que mais me chateia é que a história tinha um imenso potencial.

Os personagens foram muito bem construídos e cada um deles se sobressaiu de alguma forma. Minha favorita foi Theodora, a jovem de espírito livre e sem papas na língua. Também gostei de Eleanor, com seu jeito mais comedido. Ela passou anos cuidando da mãe e vivendo à sombra da irmã. A experiência com o Dr. Montague era sua grande chance de fazer algo por si só e ela não hesitou em arriscar.

A Assombração da Casa da Colina é um livro bom, mas que deixa a desejar em alguns aspectos. Acredito que alguns leitores desacostumados com o gênero podem se interessar e aproveitar mais da leitura. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação. Mas se você assistiu a série e quer algo no mesmo nível, o livro não é uma boa pedida.

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Joyce
    23 dezembro, 2018

    Não tive coragem de assistir a série, mas livro eu já não tenho esse medo!