Eu sei que uma dúvida mais frequente na vida do leitor é sobre como organizar a estante de livros. Esse é um ponto importante, pois com uma estante organizada a gente consegue encontrar rapidamente o livro que está buscando, além de que fica visivelmente mais bonito e, de certa forma, dá um quentinho no coração.

Eu tenho uma predileção para organizar a minha estante e vou contar mais no final de post, mas antes vou dar algumas possibilidades para você organizar a sua e deixar tudo muito lindo e harmonioso. Vamos lá?

01. Por gênero

Se você é daqueles leitores que lê vários gêneros literários – nesse momento minha mãozinha está erguida – essa pode ser uma boníssima opção. Separe as prateleiras da sua estante com base nos gêneros dos livros, deixando, obviamente, um espaço maior para aqueles que você mais tem. Dentro dessas prateleiras você pode organizar os livros pela editora, pelos lidos e não lidos, pelo tamanho ou até pela cor, vai como você visualmente acha mais interessante. Aí é só correr pro abraço e saber que quando você buscar por um livro de romance ele vai, provavelmente, estar na primeira prateleira da esquerda.

02. Por ordem alfabética

Nesse formato a gente consegue organizar os livros de duas maneiras, por ordem alfabética do nome do autor – assim você garante que todos os livros daquele autor fiquem lado a lado – ou tendo como base o título do livro. Essa é uma forma bem bacana de misturar todos os livros na estante, mas ainda assim manter uma organização padrão e conseguir, facilmente, encontrar qualquer volume.

03. Por editora

Tem gente que gosta de ter livros visualmente iguais lado a lado. A vantagem de separar seus bebês nesse formato é isso. Normalmente as editoras seguem uma linha editorial na impressão dos seus livros, um tamanho padrão, lombadas que conversam, além da própria logo da editora que forma uma linha bem bonita. Se você é mais neurótico com coisas certinhas, esse formato é perfeito pra você – já é a hora de dizer que é o que eu uso?!

04. Por cor

Vamos supor que você não se importa que séries fiquem separadas, um mesmo autor tenha livros em pontos diferentes da estante e nem em demorar um pouco mais para encontrar um volume… aí você pode separar pela cor. Easy, né? Fica um degradê lindíssimo na estante, mas dá um trabalhinho para conseguir chegar nele, além de quê custa tempinho para encontrar um volume específico se você não se lembra exatamente a cor da lombada dele, por exemplo.

Eu organizo a minha estante dentro de algumas das características apontadas acima. Você também não precisa seguir apenas um modelo, dá para mixar e ter a sua estante do seu jeitinho. Vou explicar um pouquinho como eu fiz. Todavia, primeiro preciso dizer que essa separação é para as duas estantes, de cinco prateleiras cada, que vocês sempre veem atrás de mim nós vídeos.

Na primeira estante: Separei todos os livros de tamanho menor e utilizei as duas primeiras prateleiras da minha estante. Dentro dessa primeira separação eu organizei por editora e dentro da separação de editora organizei em ordem alfabética do sobrenome dos autores (já te confundi? Diz que não!). As outras três prateleiras dessa estante abrigam livros no formato maior, separados por editora e dentro da editora por sobrenome de autor.

Na segunda estante: Separei todos os livros do gênero de romance de época e os acomodei nas duas primeiras prateleiras. A terceira prateleira traz a minha coleção da Saga Crepúsculo, além de Harry Potter e A Rainha Vermelha, as duas prateleiras restantes acomodam livros no formato maior, separados por editora e dentro da editora por sobrenome de autor.

Ufa, cansei só de explicar! Clicando aqui vocês vão ver a minha playlist Bookshelf Tour para entender melhor a minha organização.

Ao lado da minha mesa de trabalho fica uma terceira estante e nela eu armazeno os meus livros favoritos ou autores que são muito especiais pra mim. Uma prateleira, ainda, acomoda toda a minha coleção de Jane Austen.

Acho que é isso! Espero que esse post tenha te ajudado a organizar melhor a sua estante. Depois me conta aqui o que você achou e como decidiu organizar a sua estante.

Beijocas da Barb 🖤

 

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário

6 Comentários

  • Maciel
    28 fevereiro, 2019

    Atualmente estou organizando a minha por editoras.

  • Lili
    28 fevereiro, 2019

    Oi Barbara!!! Amo ver estante e como são arrumadas, a minha estante a primeira prateleira são oseu livros espíritas, a segunda são os livros lidos , e vou colocando por autor e tento o máximo colocar as editoras mais próximas , porém nem sempre é possível, minha terceira prateleira são meu clássicos, já está bem misturado os lidos com não lidos pois já estou ficando sem espaço , a quarta meus livros nacionais, e depois as dos não lidos que só faz aumentar. Eu consigo me achar sei exatamente onde está cada livro ,ainda consigo me encontrar . Beijos sua linda!

    • Barbara
      Barbara
      07 março, 2019

      Oi, Lili. Arrasou na organização! O importante é encontrar cada livro. Sobre a bagunça da falta de espaço… Super compreendo.

  • Joyce
    27 fevereiro, 2019

    Oi Barb, tudo bem? Muito legal esse post! Eu confesso adoro estantes que são separadas por cor 😉 Mas a minha não é assim hahaha

    • Barbara
      Barbara
      28 fevereiro, 2019

      Oie!! Tudo ótimo e contigo? Também acho linda as separadas por cor, mas tenho uma dozinha de fazer, haha.