Oi gente!

Março é conhecido popularmente como mês das mulheres. Para ilustrar este mês maravilhoso, hoje trago a vocês livros com histórias reais de mulheres reais que lutaram muito para alcançar seu lugar de destaque em meio a uma sociedade machista e patriarcal.

Estrelas além do tempo – Margot Lee Shetterly

Devido a falta de mão de obra decorrente da Segunda Guerra Mundial, a indústria aeronáutica americana contrata matemáticas negras para atuar em seu quadro de funcionários. Denominada de ‘computadores humanos’, a três continuam trabalhando para o governo passando a fazer parte do quadro de funcionários da NASA em uma época  que a segregação racial vigorava nos EUA. Essas três mulheres espetaculares (Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson) garantiram que os EUA ganhassem a corrida espacial contra a então União Soviética.

Em inglês, o nome do livro é Hidden Figures (algo como Figuras escondidas em tradução livre), o que faz muito sentido uma vez que poucas pessoas conheciam a história delas. Eu mesma só tomei conhecimento da história delas e do livro quando ouvi falar do filme baseado na obra. É uma história que nos faz refletir sobre o que é ser mulher em uma sociedade machista, o que é ser negro em uma sociedade racista e, principalmente, o que é ser uma negra mulher em uma sociedade destas.

 

As cientistas – Rachel Ignotofsky

Este livro traz biografias compactas e objetivas de cinquenta mulheres que atuam nas diversas áreas da ciência. As biografias abrangem personalidades do mundo antigo até o contemporâneo desde Hipatia a Katherine Johnson – sim a mesma do livro anterior). O livro é repleto de ilustrações, feitas pela autora, e traz também inforgráficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado.

Esse livro traz a singela beleza de ser uma leitura gostosa e informativa tanto para crianças quanto para adultos. Uma obra que celebra as realizações das mulheres dentro da engenharia, biologia, astronomia, química, física e muitas outras áreas, sendo inspirações para as novas gerações de futuras cientistas.

 

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil – Duda Porto de Souza

Se tem algo que pecamos como brasileiros, e principalmente, como mulheres, é em ter conhecimento das mulheres que marcaram a história desse país mas que passam na sombra de muitos homens. Em Extraordinárias, a autora Duda Porto de Souza traz a biografia de mulheres brasileiras que impactaram a história do país e que, direta ou indiretamente, impactaram nossas vidas de alguma forma, contudo, não aparecem frequentemente nos livros.

Este livro tem uma importância significativa por resgatar a vida e história de mulheres, do século XVI até hoje, para mostrar que este país não se construiu apenas com homens. O livro é ilustrado com retratos feitos por artistas brasileiras.

 

50 Brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer – Débora Thomé

Com uma escrita feita para agradar crianças, mas que não deixa a desejar para também atingir o público adulto, este livro traz a história real de heroínas da vida real. A autora reúne nessa obra biografia de grandes mulheres do Brasil e conta com ilustrações feitas por mulheres. O livro conta aventuras e desafios de mulheres fortes e fantásticas para inspirar garotas e garotos a nunca desistirem do que desejam, mesmo quando tudo parece perdido.

 

 

 

Afiadas: as mulheres que fizeram da opinião uma arte – Michelle Dean

Muitas mulheres transformaram o panorama da época em que viviam através de suas opiniões, influenciando, de tal forma, autores e autoras, moldado o cenário cultural ao longo das décadas. São estas mulheres que são foco deste livro. Nele encontramos mulheres de diferentes origens que possuíam opiniões políticas e artísticas divergentes daquelas em voga no tempo em que viveram. a obra traz biografia, crítica literária e história cultural destas mulheres.

O único pecado deste livro é dar um grande enfoque nas mudanças que tais mulheres provocaram na cultura dos EUA apenas. Seria interessante ter uma visão mais global acerca do assunto e também, englobar alguns outros séculos além do século XX.

 

Gostaram? Têm algum livro sobre mulheres extraordinárias que gostariam de indicar? Deixem nos comentários.

BEIJÃO E ATÉ MAIS!

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Jady Santos
    18 março, 2019

    De todos eu só tenho Estrelas alem do tempo, mas que ainda não li, porem já comecei. Assisti ao filme e fiquei apaixonada de mais por estas mulheres incríveis que trabalharam na Nasa.
    É muito bom ver como somos fortes quando queremos, nada e ninguém pode parar quando queremos ser fortes e lutar para sermos pessoas melhores.
    Já ouvi falar dos outros livros, mas não tive a oportunidade de ler ainda.

    Beijos
    Amei o video Aione, sua resenha ficou muito boa.
    Faz um tempoinho que quero ler este livro, agora minha ansiedade só aumentou. Quando eu tiver a oportunidade de ler, com certeza vou ler.

    Beijos, Jady
    Garota, Era uma vez