Hoje estou aqui pra falar pra vocês de um livro lindinho que recebi em parceria com a Galera Record. Vamos conferir?!
Livro: De Volta a Blackbrick Autora: Sarah Moore Fitzgerald Editora: Galera Record Páginas: 240 Sinopse:Neste livro sensível e delicado, a autora utiliza o universo fantástico para falar sobre memória. O protagonista é Cosmo, um menino que vive com o avô e muitas vezes tem pouca paciência com ele. Na verdade, o avô sofre de Mal de Alzheimer e está perdendo a memória. Um dia, ele dá uma chave a Cosmo e pede que ele vá até a mansão de Blackbrick. O menino descobre que o local é, na verdade, um portal para o passado, e lá encontra o avô aos 16 anos. Com a nova convivência, ele vai conhecer de verdade sua história.
Cosmo tem uma infância complicada. Depois que seu irmão mais velho, Brian, morreu, a mãe tornou-se uma workaholic e mudou-se para Sydney para trabalhar, assim deixando o menino para morar com os avós, DeeDee e Kevin. O menino é bastante próximo do avô, mas a situação muda quando o senhor começa a apresentar sinais do Mal de Alzheimer e muitas vezes esquece quem Cosmo é.
Tudo piora quando uma assistente social surge querendo levar Kevin embora. Acredita-se que ele não está mais apto para continuar morando na casa, o que força Cosmo a ter que ir morar com o tio, o que deixa o menino irritado. Por que afastar seu avô das pessoas que o amam e se preocupam com ele?
Antes de ir embora, Kevin tem um de seus raros momentos de lucidez e conversa com Cosmo. O senhor lhe entrega uma chave e um endereço e pede que o garoto vá até lá, que irá encontrá-lo naquele lugar. Esse lugar é a Abadia de Blackbrick e a chave abre um dos seus portões. Cosmo à princípio fica receoso, achando que tudo não passa de mais um devaneio do avô, mas quando decide investigar, é surpreendido por uma descoberta.
Ao atravessar o portão que abriu com a chave, Cosmo percebe que voltou ao passado e depara-se com seu avô, só que quando ele tinha dezesseis anos. Sem saber o que fazer, Cosmo resolve embarcar nessa aventura, alterando coisas no passado para melhorar seu futuro. Mas será que isso vai dar certo?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando vi esse livro entre os lançamentos da Galera Record, a capa logo me atraiu. Resolvi ler a sinopse e me encantei com o que encontrei. Por isso, resolvi solicitar e me arriscar na leitura. E foi uma experiência única.
A escrita de Sarah Moore Fitzgerald é leve, fluida e envolvente. Logo nas primeiras páginas me vi inserido em sua trama, querendo saber o que aconteceria com Cosmo e sua descoberta. Amei a sensibilidade com que a autora desenvolveu a relação do menino com o avô e o Mal de Alzheimer, dando um tom leve, mas ao mesmo tempo informativo sobre o assunto.
O livro é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Cosmo. E que personagem maravilhoso é esse? O menino é bastante inocente, mas tem uma enorme determinação em ajudar o avô que tanto ama. Achei tão tocante a cena em que ele procura informações sobre a doença de Kevin na internet e começa a praticar as instruções do site, achando que vai ajudar de alguma forma.
Tocante acho que é a palavra que define esse livro. Cada nuance desperta um novo sentimento na gente e várias vezes me vi com lágrimas nos olhos ao admirar a coragem de Cosmo. O livro é um infanto-juvenil e por isso tem uma pegada mais leve. Mas imaginem se não tivesse? Acho que deitaria em posição fetal e choraria pelo resto da vida.
A edição física é muito bonita. A capa é uma adaptação da original e é bastante atrativa. A diagramação é simples, contando apenas com o desenho de uma chave a cada começo de capítulo. As páginas são amareladas, a fonte é média e o espaçamento é bom. Sobre a revisão, não tenho muito a reclamar. Encontrei alguns errinhos durante a leitura, mas nada que prejudicasse.
De Volta a Blackbrick é um livro belo, tocante e arrebatador. Estou apaixonado por essa história e já quero mais publicações da autora aqui no Brasil. Com certeza recomendo a leitura a todos. Não vão se arrepender!
Beijos e até mais!
***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Amei muito essa sinopse (e a resenha também, a propósito) <3 sem contar que a capa é espetacular! Já anotei na minha listinha, estou muito muito curiosa, quero ler e logo!!
Oi! Ainda não conhecia esse livro mas gostei muito dessa historia, parece ser linda principalmente pela relação de Cosmo com o avô, achei bem legal esse reencontro no passado deles, gostei muito dessa capa e se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!
Oi Well, eu não conhecia o livro, mas ameeeei a sua resenha, que fofura!!! Eu quero muitooooo ler! O Cosmo parece ser uma gracinha e bem corajoso. Gosto de livros com doenças graves inseridas na trama, pois a gente aprende e reflete muitoooo! A capa também é uma coisa fofa que só!! bjão
A capa é muito fofa, a historia parece ser mais fofa ainda. Que legal uma chave mágica bem que queria uma rs. Cosmo deve ser daqueles personagens encantadores e quanta força de vontade ele tem em querer ajudar o avô.
Mesmo sendo um livro curto a autora aparenta ter criado uma história bem desenvolvida e que envolve o leitor, gostei dela ter tratado sobre o Mal de Alzheimer de uma maneira simples mas que deixa claro sobre sobre a doença, não tinha grandes expectativas mas com certeza lerei e me emocionarei com toda a coragem do personagem
Não conhecia o livro e confesso que amei a capa, porém achei que seria uma historia mais ou menos. Me enganei, só de ler sua resenha já me deixou curiosa para saber o que vai acontecer se ele vai conseguir alterar coisas significantes no seu futuro. Com certeza vou adicionar na lista de desejados.
Me deixou curioso. Eu gosto muito de livros que tratem desses assuntos sobre doenças e coisas do tipo. Sabe "Por Lugares Incríveis"? Amei! Foi a melhor leitura de 2015. E com esse fiquei muito curioso. Parece ser muito bom. Gosto de desvendar segredos. A capa é bem bonita também. 😀
Nossa que delicia, eu não vi esse lançamento, e está é a primeira resenha que leio sobre tal, e confesso que achei a história bem interessante, apesar de não fazer meu gênero. Acho que ando ficando mais maleável com os gêneros, quero ler esse livro e ver se sentirei as mesmas coisas que você.
Oi. A capa desse livro está um charme! Já tinha lido a respeito do mesmo e já havia adicionado a minha lista de desejados. Agora lendo sua ótima resenha, mais certa fiquei de que será uma linda leitura, como uma grande e bonita mensagem. Com certeza quero ler. Obrigada .Abraços.
Oi! Adorei a resenha! Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não conhecia a história. Contudo, após ler a sinopse e a sua resenha, fiquei muito curiosa para ler essa obra! Parece ser uma história leve e muito envolvente. E eu adoro livros de fantasia e aventura. Sem contar que a capa está realmente linda 😉
Olá Wellyson, Não conhecia esse livro e nem a autora, mas após ler a resenha já sei que preciso dar uma chance a essa narrativa. Adoro livros sob a perspectiva de crianças, a leitura é tão pura e tocante, é belo acompanhar o mundo através dessa inocência e sensibilidade. Espero ler em breve, pois parece ser uma história bem envolvente e emocionante, repleta de reflexões, especialmente través da relação do Cosmo com o seu avô. A capa é realmente linda! Beijos
Meu guilty pleasure é, definitivamente, ler infanto-juvenis. Sou completamente apaixonada por esse livros mais leves, com personagens mais inocentes, mas que mesmo assim traz lições ao leitor. Adorei a dica, e com certeza vou procurar saber mais sobre a obra!
ele é curtinho, dá pra ler em um dia. Fiquei interessada pela história por ter esse relacionamento de Cosmo com o avô, porque me emociona muito – eu não conheci os meus avôs 🙁
Deixe seu comentário