O Clube dos Oito é o primeiro romance publicado por Daniel Handler (autor de Desventuras em Série sob o pseudônimo de Lemony Snicket). Foi escrito originalmente em 1998.
O livro é baseado no diário original de Flannery Culp e nas edições que são realizadas enquanto está presa. A história conta sobre o seu grupo de amigos, paixões, inseguranças, paranoias e como cometeu o crime de homicídio durante a fase do ensino médio.
Por ser um livro cujo final já fora revelado, o interessante da história é seu desenvolvimento e o que levou Flannery a cometer tal ato. É um livro inteligente, que não subestima o seu leitor uma vez que não apela para esclarecimentos detalhados e traz algumas informações entrelinhas, característica clássica do autor. Outro traço de Daniel Handler que podemos observar é o humor negro com o qual descreve as situações.
Os personagens são estereotipados e não demonstram muita evolução ao longo da história, o que é totalmente compreensível pelo estilo de vida que levam e refletem a maneira de agir de cada personagem em particular. Vemos a decadência de jovens da alta sociedade, a falta de futuro e a desesperança de Flannery desde o início de sua história.
O livro é cheio de referências históricas e literárias, que harmonizam a baixa evolução dos personagens. Podemos ver alguns elementos de histórias semelhantes como O Clube da Luta (1996) e Bling Ring (2013) devido ao atraso de publicação do livro no Brasil, o que torna a premissa do livro batida atualmente.
O plot twist pode acabar não sendo surpresa para quem está familiarizado com este tipo de leitura, mas ainda acaba sendo um livro bom.
Deixe seu comentário