Papai Noel
A figura do Papai Noel, segundo alguns pesquisadores, vem da inspiração de São Nicolau, um bispo que viveu na região da atual Turquia por volta do século 3 A.C. Segundo os pesquisadores, Nicolau gostava de ajudar as pessoas mais pobres, deixando em suas casas saquinhos de moeda próximo às chaminés. Daí vem a atual figura do Papai Noel como o bom velhinho que desce pela chaminé para deixar os presentes. E também o porque se seu nome em inglês se Santa Claus.
A árvore
As civilizações antigas que habitavam os continentes europeu e asiático sempre cultuaram a natureza, principalmente as árvores, como símbolos de divindades. Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos, principalmente os que habitavam a região do Báltico, cortavam pinheiros, levavam para os lares e enfeitavam, como fazemos hoje.
A data
Existem algumas evidências históricas já provadas de que Jesus de Nazaré não nasceu em 25 de dezembro, contudo, ainda não se comprovou a data real de seu nascimento. A data de 25 de dezembro era originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deu Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis). A partir do século III, a data passou por ressignificação pela Igreja Católica para estimular a conversão dos povos pagãos.
A festa
As tradições de Natal remontam aos festivais de inverno dos povos pagãos. A troca de presentes e a folia do festival remonta a Saturnália romana. Os verdes, as luzes e o uso de madeiras, pinhas e azevinhos remontam ao festival de Yule. Muitas das comidas remontam às festas germânicas.
Deixe seu comentário