Oi gente!

Algumas pessoas alegam que não possuem hábito de leitura por conta do valor dos livros físicos e, até mesmo, os e-books aqui no Brasil. Mas os problemas acabaram! Tendo um dispositivo com acesso à internet é possível fazer download de vários títulos gratuita e legalmente através de bancos de dados de literatura disponibilizados.

Muitos dos sites e instituições que apresentam acervo online para download trazem como propósito o incentivo à leitura, fomento de cultura e da educação. Nestes acervos é possível encontrar livros em várias categorias, do adulto ao infantil, da filosofia às ciências naturais. São livros de literatura, livros acadêmicos, documentos raros, gravuras, mapas e, em alguns sites, até arquivos de áudio são disponibilizados.

 

Entre os sites e instituições que disponibilizam livros gratuitos em acervo digital para download estão:

*A livraria oficial da Imprensa Oficial do Estado está disponibilizando mais de 300 títulos para download gratuito. Existem livros de diversas categorias, incluindo literatura infanto-juvenil. O download é feito em documento no formato txt. Os livros também podem ser adquiridos na forma física por valores acessíveis.

*O Governo Federal, pelo site Domínio Público, oferece mais de 186 mil obras gratuitas.

*A Universidade Estadual Paulista (UNESP), pelo site  Cultura Acadêmica, e a Universidade de São Paulo (USP), pelo seu Sistema Integrado de Biblioteca Virtual, disponibilizam obras raras e especiais, documentação histórica e livros acadêmicos.

*A Biblioteca Digital Mundial da Unesco tem também seu próprio acervo de obras, documentos raros, gravuras e até mapas para download gratuito.

 

*O site Outros Quadrinhos disponibiliza HQ’s nacionais e internacionais (traduzidos) publicados gratuitamente e

de forma seriada .

*O site Le Livros, criado por estudantes de Portugal, também possui acervo aberto para downloads.

*A Biblioteca Digital Camões oferece textos e documentos de grande relevância para a línguistica e a cultura ligadas à língua portuguesa.

*O Plano Nacional de Leitura oferece livros infantis.

*O site Universidade Falada oferece gratuitamente audiolivros.

*Livros acadêmicos e outros títulos podem ser encontrados no site Scielo Livros.

São várias as opções para download gratuito de livros, muitos sendo clássicos da literatura nacional e mundial. Dessa forma, o acesso à literatura se expande, possibilitando que várias pessoas tenham contato com o universo literário.

Agora há pouca desculpa para não ler! Vocês já conheciam essas platafromas? Já utilizaram? Deixem nos comentários suas opiniões.

Beijão e até mais!

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário