• Livro: The Dark Man
  • Autor: Stephen King
  • Editora: DarkSide Books
  • Páginas: 160
Sinopse: A primeira aparição do Homem de Preto aconteceu na Universidade do Maine, em meados dos anos 1960, quando Stephen King imaginou um sujeito sem rosto com botas de caubói, calça e jaqueta jeans, sempre pelas estradas. Mais tarde, esse homem sombrio viria a ser conhecido em todo o mundo como um dos maiores vilões do escritor, Randall Flagg. Na época, porém, King só pensava em perguntas simples: Para onde esse homem vai? Quais coisas terríveis ele viu? E, sobretudo, o que ele fez...? The Dark Man: O Homem que Habita a Escuridão é um poema narrativo do mestre do terror ― com um toque quase biográfico e premonitório para os leitores mais atentos ― sobre um andarilho que habita as sombras da estrada, do mesmo modo que essas sombras o habitam. Acompanham os versos de King as ilustrações detalhistas de Glenn Chadborne, hachuras que criam contornos e revelam expressões, lembranças e seres que espreitam na escuridão e aguardam em silêncio o momento para o bote perfeito, a hora de revelar sua verdadeira natureza. A publicação é uma parceria com a editora norte-americana Cemetery Dance, criada por Richard Chizmar, ele também autor da DarkSide® Books. “Randall Flagg surgiu quando escrevi um poema chamado ‘The Dark Man’, ainda na faculdade. Surgiu para mim do nada, esse cara de botas de caubói pelas estradas, quase sempre pedindo carona à noite, sempre de jaqueta e calça jeans surrados. Escrevi o poema no refeitório da faculdade, no verso de um jogo de mesa, e ele nunca saiu da minha cabeça”, afirma King sobre a origem do personagem. Nesta edição especial e exclusiva da DarkSide® Books, em capa dura e projeto gráfico inédito, aprovado especialmente pelo autor, vamos conhecer um pouco mais sobre o personagem que se tornaria recorrente e fundamental na obra do mestre do terror. Um pouco dele e de todos nós.

Qualquer obra de Stephen King que for lançada no mercado fará um sucesso estrondoso, isso é incontestável. Então, quando a DarkSide Books anunciou o lançamento de The Dark Man, é claro que os fãs entraram em polvorosa. Afinal, a combinação das histórias macabras de King com o design criativo e caprichado da editora tinha tudo para dar certo. E realmente deu, mas não da forma que eu esperava.

Quando recebi meu exemplar de The Dark Men aqui em casa, já percebi que o livro seria diferente do que eu estava imaginando, por conta de seu formato mais alongado. Larguei tudo que tinha para fazer e me joguei na leitura que terminei, literalmente, em 5 minutos. Não estamos falando de uma obra ‘normal’, pois The Dark Men é um poema narrativo, pensado por King anos entras e foi seu primeiro contato com essa criatura magnífica.

Quem conhece o trabalho de King já ouviu falar de Randal Flagg, um dos seus maiores vilões, com toda certeza. Ele apareceu pela primeira vez em A Dança da Morte, mas teve seu real destaque em A Torre Negra. Ainda não tive o prazer de ler estas obras, mas já tenho ambas aqui e pretendo fazê-lo em breve. O homem também aparece em outras obras de King, às vezes com outros nomes, mas sempre com a mesma essência.

As ilustrações de Glenn Chadbourne são incríveis e condizem muito com a vibe do personagem. Afinal, o Homem de Preto carrega consigo tudo que há de ruim e as paisagens por quais passa neste poema só provam isso, mostrando os perigos de se aproximar desta criatura. Combinando tudo isso com os desenhos em preto e branco, é criado todo um clima sobrenatural. A escolha das palavras também é certeira, deixando o leitor preso em cada sílaba.

Vi muitas resenhas negativas dessa obra na internet e devo dizer que não concordo com a maioria. A expectativa das pessoas era encontrar mais uma obra sanguinolenta de King, não um poema ilustrado. Contudo, o que você encontra não desmerece nem um pouco a complexidade e a importância desta obra. Fiquei apaixonado pela edição, que fica lindíssima na estante, e recomendo a leitura todos. Mais do que isso, indico que leiam mais de uma vez, para entenderem e apreciarem melhor os detalhes.

 

 

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário