• Livro: A Cidade dos Fantasmas
  • Autor: Victoria Schwab
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 225
Sinopse: Cassidy Blake vive uma rotina simples e tranquila com seus pais no subúrbio. Sua vida é perfeitamente normal – exceto pelo fato de ela conseguir se mover, através do Véu, entre o mundo dos vivos e o do mortos e por ter como melhor amigo Jacob, um fantasma. Quando seus pais são convidados por uma emissora de televisão para apresentar um programa sobre os lugares mais assustadores do mundo, seu cotidiano vira de cabeça para baixo. Em pouco tempo, estão todos – Cassidy, seus pais, seu melhor amigo fantasma e Ceifador, seu gato – em direção à superassombrada Edimburgo, na Escócia, a primeira parada do roteiro do programa... e situações fora do comum começam a acontecer. Na Escócia, Cass se vê cercada, para onde quer que olhe, por fantasmas de todos os tipos, e, é claro, nem todos são gentis e amigáveis. Em meio às incertezas sobre como deve usar seu dom, Cassidy e Jacob se deparam com a Rapina Rubra, um espírito maligno e lendário que surge a cada inverno para assombrar a população local – principalmente as crianças. Cruzando a cidade e passando pelos pontos turísticos mais célebres da região – do cemitério Greyfriars ao bar The White Hart Inn, do Beco de Mary King ao castelo de Edimburgo –, Cassidy e Jacob conhecem a fundo as fábulas, mitos e segredos da cidade, e precisam confrontar a história sangrenta e sobrenatural da capital escocesa. Ainda que em meio a uma empreitada de muitas reviravoltas, os poderes de Cassidy – além de sua bravura e coragem – a levarão a uma batalha épica e, para salvar a si mesma e aos que ama, ela precisará de um impulso e determinação finais, que se estendam tanto pelo enérgico mundo dos vivos quanto pelo sombrio mundo dos mortos.

Aos 11 anos Cassidy Blake sofreu um grave acidente que quase lhe tirou a vida e após essa experiência traumática ela adquiriu um dom. Agora, Cassidy consegue atravessar o véu entre os mundos e conversar com fantasmas. Tudo isso graças a Jacob, seu novo melhor amigo, que a salvou de se afogar… e por acaso é um fantasma.

Um ano depois, Cassidy já se acostumou com esse novo dom e todos os lugares que visita e há presenças sobrenaturais ela sente um puxão, como uma espécie de chamado, de forma que ela precisa atravessar o Véu para verificar o que está acontecendo. Ela já está cansada desses chamados e tudo que deseja é que as férias de verão cheguem, para que possa relaxar na praia, longe de todos os fantasmas – exceto Jacob, é claro.

Mas é óbvio que as coisas nunca são fáceis quando se é adolescente. Os pais de Cassidy são renomados escritores, com obras bastante aclamadas sobre o mundo sobrenatural. Eles receberam um convite para apresentarem um programa sobre os lugares mais assombrados do mundo e vão passar o verão visitando várias regiões conhecidas por suas histórias fantasmagóricas. E é claro que Cassidy vai junto.

O primeiro destino do tour sobrenatural é na Escócia e apesar de não ser o que esperava para suas férias, Cassidy está bem empolgada com a viagem. Ela e Jacob passeiam por todos os pontos turísticos da região, além de acompanharem os pais da menina nos sets de gravação. Enquanto isso, Cassidy vai conhecendo mais sobre a cultura local, além de histórias perturbadoras sobre entidades paranormais.

Quando o caminho de Cassidy dentro do Véu se cruza com o da Rapina Ruiva, um fantasma local conhecido por roubar as crianças durante o inverno, a menina sabe que precisar redobrar o cuidado. Mas quando um acidente acontece, cabe a ela usar de todos os seus conhecimentos e a ajuda de improváveis aliados pra reverter a situação e conhecer mais sobre seus próprios poderes.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quem me conhece sabe que eu AMO os livros de Victoria Schwab e que não perco nenhum de seus lançamentos. Há tempos eu esperava o lançamento de Cidade dos Fantasmas aqui no Brasil e já estava perdendo as esperanças quando a Galera anunciou que traria essa obra para nós – e eu surtei, é claro. Comprei o livro em pré-venda e assim que recebi meu exemplar me joguei nessa leitura.

A escrita de Schwab é deliciosa. Ela é aquela autora que eu sei que consegue me tirar de qualquer ressaca literária, tamanha a fluidez de sua narrativa. Dessa vez não foi diferente. Iniciei a leitura e não consegui mais largar até finalizar. Seja pela história envolvente, pelos personagens interessantes ou pelas poucas páginas, mas foi uma leitura muito rápida, que fiz em uma sentada.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva de Cassidy. Ela é uma personagem muito bem construída, que me cativou desde o primeiro momento. Ela é bastante madura para a idade e muitas vezes eu me chocava quando lembrava que ela tem apenas 12 anos. Sua amizade com Jacob é linda e ele também é um personagem bastante interessante, apesar de um tanto misterioso.

Eu estou acostumado com tramas mais adultas de Schwab e me surpreendi com o tanto que gostei dessa nova vertente da autora, voltada para o público mais juvenil. A história é simples, mas muito bem escrita, com a dose certa de ação e cenários muito empolgantes. Até alguns sustos estão garantidos!

O final foi bastante agitado, apesar de um pouco rápido demais. Eu fiquei muito empolgado com os rumos da história, esperando um desfecho incrível, e recebi algo bom, mas corrido. Terminei a história ansioso pelos próximos volumes da série, que já teve seu último livro lançado lá fora. Espero que logo os tenhamos traduzidos por aqui.

Em suma, A Cidade dos Fantasmas é um livro muito bom, que ganhou um lugar especial na minha estante – com essa edição lindíssima – e no meu coração. Sem sombra de dúvidas deixo minha recomendação a todos. Vale muito a pena, como qualquer outra coisa produzida por Schwab.

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário