• Livro: De Olho Nela
  • Autor: Kate Stayman-London
  • Editora: Paralela
  • Páginas: 384
Sinopse: Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É Pra Casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes. Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É Pra Casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem. Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… Em uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea.

Bea Schumacher é uma blogueira plus-size. Ela iniciou sua carreira após fazer um intercâmbio em Paris na época da faculdade, onde conheceu mais sobre o mundo da moda e se deixou desabrochar, já que era uma garota bastante tímida. Hoje, aos trinta anos, seu site, OMBea, é bastante conhecido e ela tem mais de meio milhão de seguidores no Instagram.

Após maratonar a nova temporada do reality É Pra Casar, onde 25 mulheres disputam o coração de um homem, Bea fica irritada com a falta de representatividade no show. Somando essa fúria com algumas doses de álcool, a blogueira faz um post em seu site que viraliza instantaneamente, causando uma comoção nas redes sociais.

Lauren Mathers ao assumir a produção executiva do É Pra Casar precisa arrumar uma forma do reality subir na audiência novamente ou a emissora estará em maus lençóis. E é aí que ela tem a brilhante ideia de convidar Bea para ser a protagonista da nova temporada. Afinal, se o programa era criticado pela falta de representatividade, porque não usar uma mulher plus size para mudar essa imagem?

No começo, Bea fica um pouco relutante. Ela está acostumada com os haters e os inúmeros xingamentos nas mídias digitais por conta de seu peso, então isso não seria um problema. A grande questão é que a garota está sofrendo de um coração partido, desde que foi abandonada por Ray, seu melhor amigo e paixão da adolescência. Mas participar do reality pode ser sua chance de ascender na carreira e, por isso, ela decide aceitar.

Claro que participar de um programa em rede nacional não será nada fácil. As rotinas de gravação são intensas e Bea precisa ficar longe da internet conforme exige o contrato. Mas quando o programa realmente começa, ela precisa ser forte para aguentar tamanha pressão. Ela está determinada a não se envolver com ninguém, mas não será uma tarefa fácil quando se tem 25 homens irresistíveis querendo conquistar seu coração.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando a Editora Paralela anunciou o lançamento de De Olho Nela, logo de cara a proposta do livro me atraiu. Eu sou um grande fã de romances e esse parecia ser mais um chick-lit sensacional. Resolvi solicitar meu exemplar e fazer a leitura o mais breve possível. Só tenho a dizer que não me arrependi desta escolha.

A escrita de Kate Stayman-London é MUITO envolvente. Quando o livro chegou aqui em casa, confesso que o tamanho me assustou um pouco. já que são quase 400 páginas, algo incomum – para mim – em livros do gênero. Mas quando iniciei a leitura, nem percebi isso, tamanha a fluidez da narrativa. Sério. Depois que começa é impossível parar de ler.

Bea é uma protagonista incrível. Ela é uma mulher linda e confiante, mas o programa desperta nela seus maiores gatilhos. Uma de suas exigências é que os pretendentes sejam diversificados, mas com exceção de um, todos são deuses gregos. O que homens como aqueles iriam querer com uma mulher como ela? Ainda mais depois de tudo que aconteceu com Ray.

É claro que temos homens incríveis nesse meio. Meus favoritos foram Wyatt, Sam e Asher, que me conquistaram desde o começo. Wyatt tem um jeito doce e meigo, Sam trata Bea como uma princesa e Asher parece enxergá-la por trás dos muros que ergueu para não se machucar. Chegou um ponto da competição em que foi difícil escolher quem merecia vencer.

Outro ponto bastante positivo do livro foi a forma como a autora construiu a narrativa. Além de termos a narrativa em terceira pessoa, seguindo os passos de Bea, também são usados trechos do roteiro da produção, assim como tweets, notícias, mensagens de bate-papo, de forma a deixar tudo mais dinâmico e interativo.

O final foi sensacional. Quando a competição começou, eu comecei a torcer por alguns dos rapazes, mas desejava algo de surpreendente. Stayman-London inseriu a reviravolta que eu queria, mas ainda assim conseguiu me espantar com os rumos da trama. Fiquei muito satisfeito com o que a autora entregou e ainda com aquele gostinho de quero mais.

De Olho Nela é um livro importante, que fala sobre auto aceitação, bullying e gordofobia na era da internet, mas que também traz outras temáticas como romance, comédia e uma boa dose de drama familiar. Estou apaixonado por essa história e não posso deixar de recomendar. Não vejo a hora de ter mais obras da autora lançadas. Vale muito a pena!

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário