• Livro: Desaparecido para Sempre
  • Autor: Harlan Coben
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 320
Sinopse: No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, está vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência. Quando resolve investigar melhor o caso, Will sofre outro grande choque: sua namorada, Sheila – que sempre manteve seu passado em segredo –, some e as impressões digitais dela são encontradas na cena de um crime no Novo México. Será que essas tragédias têm algo em comum? Para tornar tudo ainda mais estranho e perturbador, Will passa a ser perseguido por um psicopata implacável que ressurge de maneira enigmática do seu passado. Enquanto procura compreender esses acontecimentos com a ajuda de seu amigo Squares e de Katy, a irmã mais nova de Julie, Will descobre que a verdade nem sempre é o que parece ser – e raramente é o que gostaríamos que fosse.

Há 11 anos a vida da família Klein virou de cabeça para baixo quando Ken foi acusado de assassinar a ex-namorada do irmão, a jovem Julie Miller. Ao longo do tempo, Will Klein sempre acreditou que Ken havia morrido, até que no leito de morte da mãe ele descobre que o irmão está vivo.

Determinado a saber o que realmente aconteceu na noite da morte de Julie, Will vai começar a investigar o passado do irmão, mas um novo baque cai sobre ele. Sua namorada, Sheila Rogers, desapareceu e suas digitais foram encontradas em uma cena de crime em Albuquerque, no Novo México.

O FBI está responsável pela investigação do crime em Albuquerque e ao interrogarem Will passam a acreditar que o rapaz sabe mais do que está dizendo. Não fosse o bastante, o Fantasma, um antigo colega de escola de Will, passa a atormentá-lo. Qual a ligação entre essas três pessoas? E entre todos esses crimes?

Numa corrida contra o tempo, Will Klein fará o que estiver ao seu alcance para encontrar a verdade. Ao lado de seu melhor amigo, Squares, e de Katy Miller, a irmã mais nova de Julie, Will usará de toda artimanha necessária, mas estará ele preparado para o que vai descobrir?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Acho que não é mais novidade para ninguém o quanto eu estou encantando pela escrita de Harlan Coben. Desaparecido para Sempre é o meu quinto livro do autor e não me canso de me surpreender com suas histórias. Contudo, até certo ponto deste livro, achei que teria minha primeira decepção com o autor, o que me deixou bastante frustrado.

A escrita de Coben é muito fluida e envolvente. A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Will, e em terceira pessoa intercalando outros personagens importantes para a narrativa. O grande problema pra mim foi que não consegui criar uma conexão com o protagonista.

Will Klein é aquele tipo de personagem que precisa se esforçar muito pra você gostar dele, pois não tem muito a oferecer. Eu ansiava pelos capítulos narrados por outros personagens, porque achava Will apático demais em sua narrativa. Seu melhor amigo, Squares, é um personagem muito mais interessante, que poderia oferecer ainda mais para o livro se tivesse voz narrativa.

Minha personagem favorita foi, de longe, a jovem Katy Miller. Ela é a irmã mais nova de Julie e tinha tudo lhe dizendo para ficar longe de Will e sua família. Porém, a jovem está determinada a colocar um ponto final no assassinato da irmã, que aconteceu quando ela era apenas uma criança, e quer ajudar Will a qualquer custo. Além disso, Katy se mostra uma peça fundamental em todo esse mistério.

Minha maior ressalva com esse livro foi que o achei parecido em diversos aspectos com O Inocente, que foi o último livro que li de Coben. Depois que encontrei a primeira semelhança, foi bem difícil me desprender da outra obra, sempre procurando pontos em comum entre as duas narrativas. Não que isso desmereça o autor, já que O Inocente ainda é meu livro favorito dele, mas esperava mais originalidade.

O final foi, como sempre, surpreendente. Harlan Coben é o mestre das reviravoltas e ele sabe inserir os plot twists de uma forma única. Você nunca está preparado para o que está por vir! Quando o desfecho foi “concluído”, eu achei que tinha algo errado, porque ainda tinham algumas páginas até o livro terminar. Mas é óbvio que eu não estava esperando esse final! Senhor, um dos melhores que já li.

Em suma, Desaparecido para Sempre é um livro bem escrito, com um mistério inquietante e com personagens ótimos, só perdendo pontos por seu protagonista não muito atraente. Mesmo assim, é um livro que eu recomendo de olhos fechados, assim como todas as outras obras do autor. Tenho certeza que os fãs do gênero e aqueles que desejam se aventurar nesse estilo de obra vão se apaixonar assim como eu!

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário