• Livro: As Vidas dos Santos
  • Autor: Leigh Bardugo
  • Editora: Planeta Minotauro
  • Páginas: 136
Sinopse: Embarque em uma viagem para o Grishaverso com essa réplica ilustrada de As vidas dos santos, o Istorii Sankt'ya, que já foi mencionado diversas vezes nos livros da série. Das mãos de Alina Starkov para as suas, As vidas dos santos é um livro mágico do Grishaverso, que contém a história dos santos que permeiam o a cultura do universo extraordinário criado por Bardugo. Esses contos incluem os milagres e martírios de Santos mais conhecidos como Sankta Lizabeta das Rosas e Sankt Ilya Acorrentado, até as histórias obscuras de Sankta Ursula, Sankta Maradi e o Santo sem Estrelas. Como foi visto na série original da Netflix Sombra e Ossos, esta coleção inclui ilustrações exuberantes feitas exclusivamente para cada uma das histórias.

As Vidas dos Santos é o lançamento mais recente da Planeta Minotauro referente ao Grishaverso de Leigh Bardugo. Durante toda a trilogia Grisha, o Istorii Sankt’ya foi um elemento presente, onde a protagonista, a Conjuradora Alina Starkov, fazia suas pesquisas sobre os santos relacionados à mitologia de Ravka.

Pela primeira vez lançado no Brasil, em uma edição lindíssima em capa dura, este projeto é mais um item de coleção do que uma leitura obrigatória. Nele vamos encontrar um pouco das histórias dos santos e o que os levou a serem transformados em divindades. Por se tratar de um livro pequeno, já mostra que as histórias não serão muito aprofundadas, mas o trabalho gráfico ficou tão lindo que nem me importei muito com isso.

Algumas histórias são bem envolventes, outras não chamam tanto a atenção. As minhas favoritas foram a da Sankta Margaretha, a filha de um joalheiro que com suas criações ajuda a espantar um demônio que vivia embaixo da ponte e roubava crianças; e de Sankta Magda, uma mulher que fugiu para a floresta para não ser acusada de bruxaria e resgatou várias meninas do mesmo destino. Foram histórias que me cativaram e que, por si só, renderiam um livro inteiro.

Outras histórias apontaram apenas a crueldade e a ganância das pessoas e reparei que muitas tinham esses fatores em comum. A população estava desolada por conta de algum problema e os Sanktos as ajudavam a solucionar, mas eles não ficavam satisfeitos e sempre queriam mais – ou acusavam seus salvadores de bruxaria e os matavam. O caso que mais me chocou foi o da Sankta Lizabeta das Rosas, que protegeu seu vilarejo de um ataque inimigo e não recebeu a ajuda de ninguém quando foi raptada.

As Vidas dos Santos é um projeto lindo, que se destaca na estante e complementa ainda mais o universo Grisha. Estou completamente apaixonado por essa edição e, apesar do preço salgado, recomendo a todos esta compra. Os verdadeiros fãs de Leigh Bardugo precisam deste item de colecionador em suas estantes. Vale muito a pena!

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário