• Livro: Ventos de Mudança
  • Autor: Beverly Jenkins
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 240
Sinopse: A missão de Valinda Lacy na agitada e quente Nova Orleans é ajudar a comunidade de ex-escravizados a sobreviver e florescer através do estudo. Só que em pouco tempo ela descobre que, ali, a liberdade também pode ser sinônimo de perigo. Quando bandidos supremacistas destroem a escola que ela montou e tentam atacá-la, Valinda corre para salvar sua vida e vai parar nos braços do heroico capitão Drake LeVeq. Arquiteto nascido em uma família tradicional de Nova Orleans, Drake tem um profundo interesse pessoal na reconstrução da cidade. Criado por mulheres fortes, ele logo é conquistado pela determinação de Valinda. E não consegue parar de admirá-la – nem de desejá-la. E quando o pai de Val exige que ela volte para casa, em outro estado, para se casar com um homem que ela não ama, seu espírito indomável atrairá Drake para uma disputa irresistível.

Ventos de Mudança é o primeiro volume da série Mulheres Pioneiras lançado pela Editora Arqueiro. Cada livro trás protagonistas diferentes, então podem ser lidos de forma independente. Narrado em terceira pessoa, o livro é um romance histórico e tem como pano de fundo a Nova Orleans da década de 1860, trazendo um contexto histórico sobre o período em que ocorreu a abolição da escravatura e como mesmo após essa libertação os ex-escravizados ainda se encontravam em situações de submissão, sendo obrigados a aceitar trabalhos braçais por baixas remunerações.

Aqui nós conheceremos Valinda Lacy, uma professora preta de 28 anos que se mudou para Nova Orleans com o propósito de ajudar essa comunidade de ex-escravizados a progredir através do estudo e da educação. No entanto, Valinda logo descobrirá como será difícil sua missão quando a escola onde dá aulas é atacada e sua vida é colocada em risco. Precisando de ajuda, o destino da nossa mocinha vai se cruzar com o do charmoso capitão Drake LeVeq, trazendo para a trama mais leveza através de um relacionamento de amizade, respeito e querer bem que logo se transformará em algo mais.

Uma das coisas mais interessantes dessa obra, é que apesar dos clichês e das saídas fáceis para algumas situações que surgem no caminho dos nossos protagonistas, o grande foco aqui não é o romance. A autora nos faz refletir o tempo todo sobre segregação, racismo e sobre a importância que a educação tem na vida do ser humano.

Sobre o romance, só posso dizer que Drake Leveq me fez suspirar em muitos momentos com suas gentilezas e suas piadas de pirata. Outro ponto importante aqui é o significado de família. O amor e a interação entre os LeVeq me fizeram lembrar bastante da conexão conhecida entre os Bridgertons, o que foi um ponto super positivo na obra.

Para concluir, Ventos de Mudança foi uma leitura surpreendente, divertida, mas que também me arrancou boas lágrimas. De alegria, de emoção e de tristeza. A autora conseguiu criar uma trama com muita representatividade, com personagens carismáticos e com um romance que certamente te fará terminar a leitura com um sorriso bobo no rosto.

icon-newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Veja os posts relacionados


Deixe seu comentário